PANTANAL – Vida selvagem e preservação

Tucano-bicudo

A imensidão do Pantanal impressiona. Sua área corresponde aos territórios de Portugal, Holanda, Bélgica e Suiça juntos. É terra que não acaba mais. Ou melhor, terra, água, aves, jacarés, capivaras, piranhas, dourados, pintados, plantas aquáticas e terrestres. Esse verdadeiro paraíso natural está localizado bem no coração do Brasil, nos Estados de Mato Grosso do Sul. No Pantanal, a vida selvagem está por toda a parte.

Aberto e cheio de luz, o Pantanal Mato-Grossense é o reino das águas. Ele é bastante diferente da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, que são matas fechadas, onde bichos se escondem.

No Pantanal, os animais estão por toda a parte, uma riqueza sem igual no mundo. É o paraíso dos pescadores e turistas em uma área de 250 mil quilômetros quadrados nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Pantanal é uma planície, ou seja, uma extensão de terras planas e de baixa altitude, no máximo 200 metros. Ao seu redor, porém, há várias serras que formam uma espécie de barreira em toda a região. Ao contrário do que muita gente pensa, o nome não tem nada a ver com pântano, que é uma área de água parada e suja. No Pantanal, a água é limpa.

Nas cheias, mais de 100 mil quilômetros quadrados de terras ficam alagados por meses a fio.

Apesar de ficar em uma área de clima seco, onde pouco chove, parte do Pantanal fica sob a água quase metade do ano. A rede hidrográfica, fomada pelo rio Paraguai e seus mais de 100 afluentes, e o relevo plano são os responsáveis pela inundações periódicas. Na planície, a água da chuva não tem por onde escoar e os rios transbordam, cobrindo as terras.

A paisagem pantaneira é composta de partes mais altas, nunca atingidas pela água, chamadas cordilheiras; e de baías, regiões quase sempre alagadas. Há também as vazantes, que são escoadouros naturais da água na época das cheias; e os corixos, pequenos cursos fluviais permanentes entre as baías.

No final da tarde, milhares de aves recolhem-se nas árvores para dormir. Esta é uma das cenas mais impressionantes do Pantanal.

O próprio símbolo da região é um pássaro chamado tuiuiú. A incrível variedade de cores e formas dos pássaros pode ser admirada nas árvores ou ás margens dos rios. São nada menos do que 650 espécies diferentes.
Entre elas, o tucano-bicudo, o pica-pai branco-branco, o biguá, a garça-branca e muito mais. Também existem diversas aves caçadoras no Pantanal, como por exemplo, o carcará, que vive em regiões abertas e come de tudo, desde frutas e grãos, insetos, aranhas e minhocas, até cobras e aves domésticas.

Tuiuiú

Cervo-do-pantanal

Jacaré-do-papo-amarelo

A flora, com predominância típica de plantas de brejo, tem em sua constituição espécies como: buriti, manduvi e carandá. Nesse ecossistema também é possível observar a caracterização entremeada da vegetação de cerrado, campos e florestas.

Contudo, nos últimos 20 anos, essa riqueza biológica natural tem sido ameaçada pela crescente expansão agrícola e urbana.
Devido aos processos erosivos provocados pela agricultura e pela ocupação urbana desordenada, principalmente em área que legalmente deveria ser preservada, temos hoje um quadro degradante de poluição, atingindo as nascentes e comprometendo a existência de animais e vegetais. Bem como a contaminação do solo pelo uso de agrotóxicos utilizados na agricultura.

Outra questão importante, com relação à manutenção desse bioma, trata-se da construção de hidrovias. Essas vias de transporte fluvial, severamente criticadas por ecologistas e também por algumas ONGs, evidenciam os impactos ambientais provocados pela derrubada da mata ciliar e o assoreamento dos rios, afetando a fauna lacustre e terrestre.


Kauana Galindo.

Anúncios

Publicado em 12 de março de 2010, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: