O Uirapuru

O Uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus aradus ou Cyphorhinus modulator) pertence ao reino Animália. É um pássaro encontrado em quase toda a Amazônia, incluindo Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil (exceto alto Rio Negro e região oriental do rio Tapajós).

Seu habitat é localmente comum no estrato inferior de florestas úmidas, principalmente na terra firme, mas também em florestas de várzea.

Tem uma plumagem simples, pardo-avermelhada com desenhos brancos pintados de preto em cada lado da cabeça, garganta e peito vermelho-vivo, que não condiz com a exuberância do canto, de grande beleza. Têm bico forte, pés grandes e, às vezes, nos lados da cabeça, um desenho branco.

É conhecido também como Uiramirú, Guirapuru, Arapuru, Irapurá, Tangará, Atangaratinga, Rendeira, Pássaro-de-fandango, Dançarino-de-cauda-cinzenta, Corneta e Realejo. Pesa cerca de 20 g, tem 12,5 cm de comprimento e 20 cm de envergadura. Come frutas e insetos e é conhecido pelo canto excepcionalmente belo, que lembra uma flauta.

Anda solitário ou em casais. Seus vôos são curtos e sussurrantes, em vaivéns, numa área limitada. Seus ninhos redondos são difíceis de serem observados, pois costumam ficar entre as folhagens. Para fabricação de seu ninho, ele utiliza pequenas raízes e folhas finas que retira da floresta. Sua alimentação é composta de pequenos frutos, insetos e aranhas.

Alimenta-se com frutas, mas, principalmente insetos. Após uma época de seca e logo que começa a chover, as formigas taocas saem de seus formigueiros e atacam todos os pequenos seres que encontram. Isso gera uma movimentação desesperada de vários seres na floresta, chamando a atenção de vários pássaros, inclusive o Uirapuru. É um banquete para todos os pássaros que comem formigas. Enquanto os outros comem, o Uirapuru canta. O seu canto, curto e forte, demonstra que ele está dominando o território.

Segundo a lenda, o Uirapuru atrai bandos de aves com a sua bela melodia e todos os outros pássaros param de cantar para ouvi-lo. Na realidade, junta-se a bandos de aves em busca de alimentos e, quando começa a chover após uma longa seca e as formigas taocas saem de seus formigueiros para atacar outros insetos, o uirapuru canta enquanto outros pássaros comem. Canta cerca de quinze dias por ano, 10 a 15 minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do ninho.

Existem várias outras espécies também conhecidas como Uirapuru. Cada um deles com seu canto característico, mas nenhum se iguala ao Uirapuru-verdadeiro.

Há também diversas lendas, podemos citar algumas como:

“Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou – o em um pássaro vermelha telha, que à noite cantava para sua amada. Porém foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O Uirapuru voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o Uirapuru voltou e cantou para sua amada. Canta sempre, esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que o Uirapuru é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor”.

“Reis e rainhas cobiçam uma pena ou um pedaço do ninho do uirapuru, tido como precioso talismã. O homem que tiver uma pena, diz a lenda, será irresistível às mulheres e terá sorte nos negócios. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá o amado fiel e apaixonado por toda a vida. O felizardo que ouvir o canto deve fazer um pedido e este será prontamente realizado”.

Seu estado de conservação ainda é pouco preocupante, mas isso não significa que não devemos nos preocupar com a espécie, assim como todas, são muito importantes para nós e para o meio-ambiente.

Ouça o canto do Uirapuru:

LIFE ANIMAL E VOCÊ!

JUNTOS, NA LUTA A FAVOR DA SOBREVIVÊNCIA E POR UM MUNDO MELHOR.

Kauana Galindo.

Anúncios

Publicado em 4 de outubro de 2010, em Artigos. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Tenho muita vontade de conhecer o canto desta ave de perto! =)

    [ ]´s

  2. Foi a primeira vez que ouvi o canto do uirapuru. Nunca tinha ouvido. Muito lindo.

  3. olá, meu nome é thiago do blog formigueiross.blogspot.com e gostaria de propor uma parceria, gostei bastante do seu blog.fico no aguardo

  4. gostei’ lindo o que deus faz amei!!! 🙂

  5. Gente comprei um sitio a350 km da capital de boa vista e fui passear na floresta para nossa surpresa encontramos um ninho de uirapuru. Fiquei tao emocionada. uma pena o ninho tava vazio e em uma arvore muito alta tenho fotos.querem ver solicitem pelo meu e mail

    • Valdirene Moreira, agradecemos seu contato e interesse em nos proporcionar parte de sua experiência. Entraremos em contato em breve com você através do e-mail. Estamos desenvolvendo um novo projeto, em breve o lançaremos. Contaremos com sua colaboração! Obrigada. Att, Life Animal.

  6. Encontrei um ninho de uirapuru tava vazio.quanta felicidade…querem ver o ninho tenho fotos ah se quiserem ver pessoalmente posso mostrar fica a 350 km da capital de boa vista roraima. tel.095 88042744

  7. Tem um ninho de uirapuru no meu sítio em Nova Colina estado de Roraima. Já verifiquei que ele esta abandonado, to querendo tirar para guardar e ter sorte para o resto da vida

    • Olá posso doar um pedacinho do ninho. posso mandar fotos do ninho para todos acreditarem que é de uirapuru está no alto de uma arvore mesmo de longe da pra ver que é um ninho bem especial…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: